10 May Formas de Corrosão e Meios Corrosivos
Os processos de corrosão são considerados reações químicas heterogêneas ou reações eletroquímicas, que se passam geralmente na superfície de separação entre metal e o meio corrosivo.
Considerando-se como oxidação-redução todas as reações químicas que consistem em ceder ou receber elétrons, pode-se considerar os processos de corrosão como reações de oxidação dos metais, isto é, o metal age como redutor, cedendo elétrons que são recebidos por uma substância, o oxidante, existente no meio corrosivo. Logo a corrosão é um modo de destruição do metal, progredindo pela superfície e desta maneira retornando ao seu estado natural.
A fim de evitar perdas para a indústria e prestadores de serviço, devemos identificar os tipos de corrosão que estão ocorrendo em suas instalações e equipamentos, dando um feedback efetivo do que está causando este fenômeno para aqueles que querem evitar grandes danos e assim, ajudar a fazer a escolha da melhor opção dos produtos para proteção dos seus ativos.
Os meios corrosivos mais frequentemente encontrados são os seguintes: atmosfera, águas naturais, água do mar, solo, produtos químicos, alimentos, substâncias fundidas.
Atmosfera: a ação corrosiva da atmosfera é principalmente influenciada pela poeira, gases e umidade. A poeira existente na atmosfera torna esta mais corrosiva porque verifica-se:
– deposição de material não metálico, criando condições de aeração diferencial: nas peças estocadas, por exemplo, as partes sujeitas à poeira são as mais atacadas.
– deposição de substâncias que retêm umidade ou que sejam higroscópicas: em atmosferas marítimas o teor de sais, principalmente NaCl, é mais elevado do que em atmosferas rurais.
– deposição de material metálico, criando pilhas de eletrodos diferentes: por exemplo, as atmosferas industriais apresentam partículas de carbono e compostos de carbono, óxidos metálicos, óxidos de enxofre e outros sais em suspensão. Essas substâncias combinadas com a umidade, iniciam o processo corrosivo formando pilhas galvânicas ou de aeração diferencial, ou formam um eletrólito na superfície metálica, devido a sua natureza higroscópica.
Superfície sob ação de corrosão atmosférica.
Águas Naturais: os materiais metálicos em contato com água tendem a sofrer corrosão, a qual vai depender de várias substâncias que podem estar contaminando a água que são os gases dissolvidos, os sais dissolvidos, a matéria orgânica de origem animal ou vegetal, as bactérias e algas.
Também devem ser considerados o pH da água, a velocidade de escoamento e temperatura.
Água do mar: dentre os agentes corrosivos naturais, a água do mar é um dos mais energéticos, pois, contendo concentrações relativamente elevadas de sais, funciona como um eletrólito forte, permitindo, assim, um processo eletroquímico de corrosão rápido.
Ação corrosiva da água do mar em boia marítima.
Solo: o comportamento do solo como meio corrosivo deve ser considerado de grande importância, levando-se em consideração as enormes extensões de oleodutos, gasodutos, cabos telefônicos e tubulações de água que exigem um controle rigoroso de manutenção para evitar corrosão acelerada. A velocidade de corrosão no solo não é muito influenciada por pequenas variações na composição ou estrutura do aço. O que vai influenciar mais é a natureza do solo. Assim, destacam-se os seguintes fatores: porosidade (aeração), condutividade elétrica, sais dissolvidos, umidade, corrente de fuga, pH e bactérias.
Produtos químicos: em equipamentos usados em processos químicos, deve-se levar em consideração duas possibilidades: deterioração do material metálico do equipamento e contaminação do produto químico. Os fatores que influenciam são vários e complexos em alguns casos. Entre eles: pureza do metal, contato de metais dissimilares, natureza da superfície metálica, pureza do produto químico, concentração, temperatura e aeração.
Alimentos: a importância do efeito corrosivo dos alimentos está ligada à formação de possíveis sais metálicos tóxicos: geralmente emprega-se ácidos orgânicos como agentes conservadores dos alimentos, no entanto, esses ácidos podem atacar os recipientes metálicos.
Substâncias fundidas: a corrosão ocasionada por esses meios corrosivos está ligada ao fato do material metálico ser solúvel no composto ou no metal fundido. No caso de metais fundidos tem-se a formação de ligas ou de compostos intermetálicos. No caso de compostos fundidos pode-se ter também o ataque do material metálico por ação de oxidação.
Fonte: Corrosão – Vicente Gentil
Conheça Produtos com Tecnologia Anti-Corrosiva Clicando Aqui!